sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A mulher começou a ganhar espaço no meio social durante o século XX, e ao fim desse mesmo século conquistou vários direitos que sempre eram restritos aos homem. A mulher contemporânea é independente, não é mas vista apenas como aquela dona de casa ou que cuida da família, hoje ela participa plenamente na construção da sociedade. A mulher contemporânea rompeu barreiras, quebrou paradigmas, diante uma sociedade machista que condenava-as como incapacitadas ou inferiores.
A sociedade feminina está cada vez mais fortalecida no âmbito social e profissional. A mulher atual, além de pensar na organização ambiente familiar, trabalha e ainda busca melhorar sua formação. Nessa perspectiva, as mulheres tem maior determinação que o homem em alcançar suas metas. E por isso elas estão cada vez conquistando seu merecido espaço.
A sociedade capitalista é sujeita a novas posturas de comportamento do indivíduo até mesmo no âmbito familiar. Hoje a mulher moderna tem sua independência, muitas vezes não quer casar, (isso que não dizer que não quer formar uma família, capto!) ou ter filhos (o homem idem) diante da sociedade moderna que cobra a sua total atenção no trabalho, ou algo similar.
Contudo existe um porém pensando a longo prazo, pois seguindo esse ideal há um estímulo para uma queda significativa de taxa de natalidade, ou seja de nascimentos, e dessa forma a sociedade vai envelhecendo e o números de jovens vão diminuindo, contribuindo para diminuição da população. Na Europa isso vem acontecendo com mais força, é o resultado é que atualmente existe em boa parte do continente um grande número de idosos em relação aos jovens (considerando jovens, adultos e idosos). Nas próximas quatro décadas conforme sociólogos, um de cada três europeus terá mais de 65 anos. No Brasil ainda está longe de isso acontecer, mas de fato, pode-se dizer que é uma tendência que vem tomando conta em todos os lugares e no futuro é possível que isso aconteça.Hoje mulheres ocupam posições de destaque no meio político, empresarial, mas ainda por mais que tenham conquistado seus direitos, em alguns aspectos ainda sofre algum tipo de preconceito ou não aceitação da sociedade masculina em ocupar determinados cargos, ou as vezes quando ocupam são remuneradas não equivalentemente como os homens. Logo isso vem sendo minimizado com mais força no início deste século atual.
Aparentemente as mulheres atuais são mais interessadas em decolar na carreira profissional que os homens, pois são mais engajadas, dispostas, cautelosas, atentas, coisas que os homens aparentemente não demonstram tanto quanto elas.
No momento que mulheres ocuparem a presidência de países poderosos, vai ser um momento crucial e definitivo para as mulheres darem um impulso para acabarem com as diferenças que existe entre elas e os homens no que compreende ao meio social e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário